colposcopia clinica ccdf
SOBRE COLPOSCOPIA

Colposcopia

 

A Videocolposcopia é um exame ginecológico que consiste em "olhar" através da vagina. É um exame com uso de lentes de aumento que permite avaliar a:
a) Vulva;
b) Vagina;
c) Colo do útero.

Ela é usada principalmente para detectar precocemente o câncer do colo do útero e permite, por meio de um colposcópio (aparelho semelhante a um microscópio), visualizar diretamente as estruturas examinadas.

 

Para que serve o exame?

 

A colposcopia serve para detectar lesões cancerosas ou pré-cancerosas na vulva, vagina e, principalmente, no colo do útero e direcionar as biópsias dos locais suspeitos.

 

Quem deve fazer esse exame?

 

A colposcopia deve ser realizada pelas muheres as quais os exames preventivos de câncer de útero tenham levantado alguma suspeita, tanto para confirmá-lo por meio de uma biópsia, se for o caso, como para descartá-lo e diagnosticar outras patologias que podem afetar o trato genital inferior, tais com inflamações, ferimentos, dermatites de outras naturezas, etc.

 

Como o exame é realizado?

 

O exame é simples e dura de dez a vinte minutos. Ele é realizado em ambulatório ou consultório e não exige nenhuma preparação prévia.  É indolor e simplesmente a paciente deve abster-se de relações sexuais nas 48 horas que precedem o exame, não usar nenhum creme vaginal antes do procedimento e estar fora do período menstrual.